O Iowa Gambling Test (IGT), também conhecido como Teste de Jogo de Azar de Iowa, é um dos testes mais utilizados na avaliação neuropsicológica da tomada de decisão. Foi desenvolvido por Antoine Bechara e Antonio Damasio na década de 1990, na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.

O teste é baseado em um jogo de cartas simulado, onde os participantes são apresentados a quatro baralhos de cartas com diferentes probabilidades de ganhar ou perder dinheiro. Eles precisam decidir qual baralho escolher para ganhar a maior quantidade de dinheiro.

A medida que o teste progride, os participantes recebem feedback sobre sua escolha, ganhos e perdas monetárias. O objetivo do teste é avaliar a capacidade dos indivíduos em adaptar sua estratégia de escolha para maximizar o ganho e minimizar as perdas, uma habilidade conhecida como tomada de decisão.

Os resultados do IGT já foram utilizados para avaliar problemas de tomada de decisão em uma série de condições neurológicas, desde traumatic brain injury até lesões cerebrais leves, incluindo a identificação de vícios em jogos de azar.

A administração e a interpretação do teste requerem um profundo conhecimento de sua metodologia e protocolo. A metodologia do IGT foi refinada ao longo dos anos, e existem várias versões do teste disponíveis para uso, cada uma com diferentes requisitos técnicos e psicométricos.

É importante ressaltar que o IGT não é um teste específico para o diagnóstico do vício em jogos de azar, mas pode ser uma ferramenta útil para a avaliação e o monitoramento da busca excessiva por recompensa, característica comum em indivíduos com essa condição.

Em conclusão, o Iowa Gambling Test é uma ferramenta valiosa para a avaliação da tomada de decisão em indivíduos, especialmente em casos de lesão cerebral. Sua aplicação em diferentes condições neurológicas oferece aos profissionais de saúde uma visão crítica e valiosa sobre a relação entre comportamento e cognição e como isso afeta a tomada de decisão.